JURA EM PROSA E VERSO

DINÂMICAS DE GRUPO

A Palavra Chave

1- Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos.

Formar oito equipes (Se o número de participantes for pequeno pode-se formar apenas pares)

2- Material: Oito Cartões para cada equipe. Cada um deles contém uma palavra que encerre significado moral ou educativo, ou que se relacione com o trabalho que o grupo vem desenvolvendo, como por exemplo: Amizade, liberdade, diálogo, justiça, verdade, companheirismo, bravura, ideal, etc. Os cartões são entregues  em um envelope.

3- Desenvolvimento:

- O animador organiza as equipes e entrega o material de trabalho.

- Explica a maneira de executar a dinâmica. Um membro da equipe retira os  cartões (do envelope);  após ler cada palavra, dá um tempo para que, cada  membro da equipe fale sobre o significado que atribui à palavra.

- A seguir, a equipe escolhe uma das palavras como sua palavra-chave e redige uma frase alusiva a ela, (Frase que sintetize a interpretação do grupo quanto ao seu significado).

- No plenário, começa-se pela apresentação de cada equipe, dizendo o nome dos integrantes e, em seguida qual a palavra-chave escolhida pela equipe, seu significado, e a frase que redigiram.

5- Avaliação:

- Para que serviu o exercício? (Uma das respostas possíveis: Para  exercitar a prática do trabalho em equipe.)(Outra: Para estimular a reflexão em conjunto, sobre temas que contenham conteúdo moral, educativo, ou que se relacione com o trabalho que o grupo vem desenvolvendo).

- Como estamos nos sentindo?