JURA EM PROSA E VERSO

 

CURIOSIDADES

 

CURIOSIDADES SOBRE OS HOMENS

 

 

Em geral, quando lemos sobre homens e mulheres, a primeira coisa que nos aparece é que as mulheres têm uma expectativa de vida mais longa que os homens praticamente no mundo todo. Mas o que mais as estatísticas podem nos mostrar? Há quem concorde que os homens mentem mais do que as mulheres, por exemplo. Mas, o que dizem os especialistas?

1. Homens veem grandes desastres em seus pesadelos

© (500) Days of Summer / RatPac-Dune Entertainment© 2012 / Centropolis Entertainment© The Mark Gordon Company

A morte, os problemas de saúde e as ameaças pessoais são temas comuns nos pesadelos de todos nós. Mas os cientistas da Universidade de Montreal, Canadá, fizeram um estudo com 10 mil sonhos e descobriram a existência de algumas diferenças entre o que homens e mulheres costumam sonhar.

Foi descoberto que eles são mais propensos a pesadelos que envolvem desastres de grande escala, inundações, terremotos e guerras. Os conflitos interpessoais costumam ocupar duas vezes mais os sonhos de mulheres do que dos homens.

2. Homens querem chamar atenção quando colocam os polegares no cinto

Quando um homem quer mostrar a uma mulher que está interessado nela, ele instintivamente adota uma postura que mostra valentia e força. Normalmente, ele mantém os polegares no cinto da calça.

O mesmo significado se aplica se o homem estiver apoiando as duas mãos ou punhos perto dos quadris ou da região lombar (famosa pose do "Superman").

3. Homens tendem a aceitar melhor os elogios de outros homens

Muita gente acha que os homens gostam de receber elogios de mulheres. Na realidade, eles tendem a preferir um elogio vindo de outro homem.

Robert Herbert, pesquisador da Universidade de Binghamton, EUA, declarou que, em geral, apenas 30% das pessoas percebem um elogio de maneira tranquila e respondem com gratidão. O elogio de outro homem costuma gerar uma melhora na autoestima do elogiado.

4. Homens fazem amizade para compartilhar interesses comuns

O professor Ronald E. Riggio, professor de psicologia comportamental do Claremont McKenna College, na Califórnia (Estados Unidos), analisou em um artigo as amizades entre homens e mulheres. Ele concluiu que a amizade entre os homens costuma se basear em interesses comuns. Eles gostam de praticar esportes juntos (futebol, basquete, cartas) e ver jogos na televisão.

Em geral, a amizade entre as mulheres se baseia nas emoções e no apoio mútuo. Mulheres escolhem amigas que estão emocionalmente ligadas a elas.

5. Homens que estão acompanhados de mulheres comem quase duas vezes mais

Pode parecer estranho, mas é verdade: os homens comem muito mais quando estão acompanhados de mulheres. Além disso, eles comem 93% mais de pizza e 86% mais de salada do que quando estão acompanhados de outro homem.

Kevin Kniffin, doutor em Filosofia da Universidade de Cornell, em Nova York, foi quem realizou a pesquisa.

6. Usam roupas como aliadas para aumentar a confiança

 

As roupas que usamos são um sinal de como nos sentimos. Além disso, a roupa afeta a maneira como as outras pessoas nos percebem. É por isso que um homem de terno se sente mais seguro em uma reunião de negócios ou até em uma entrevista para a televisão.

7. Os homens se consideram melhores em mentir e em não serem descobertos por isso

Uma investigação liderada pela Dra. Brianna Verigin foi responsável por entrevistar 194 pessoas, metade homens e metade mulheres, com idade média de 39 anos. Os participantes foram submetidos a questionários, cujos resultados apontaram uma ligação significativa entre a experiência da mentira e o gênero. Dra. Brianna concluiu que os homens possuíam duas vezes mais probabilidade do que as mulheres de se considerarem mais hábeis em mentir e não serem descobertos por isso.

 

8. Os homens passam quase 1 ano de suas vidas

 olhando para as mulheres

Um homem passa por volta de 43 minuto por dia olhando para 10 mulheres diferentes. Isso equivale a 259 horas (ou quase 11 dias) durante todo um ano. Como resultado, entre os 18 e os 50 anos, os homens passam 11 meses e 11 dias olhando para as mulheres.

Por outro lado, as mulheres passam apenas 20 minutos por dia olhando para os homens. Entre os 18 e os 50 anos, elas gastam apenas 6 meses com isso. Tais números foram obtidos pelos funcionários da empresa Kodak Lens Vision Centers, que realizaram uma pesquisa com mais ou menos 3 mil pessoas no ano de 2009. Foi descoberto que os lugares mais adequados para olhar desconhecidos do gênero oposto eram o supermercado, bares e discotecas.