JURA EM PROSA E VERSO

CURIOSIDADES

CURIOSIDADES BÍBLICAS

20 Curiosidades Bíblicas que você precisa conhecer

A Bíblia é um conjunto de 66 livros. Levou-se aproximadamente um período de 1600 anos até que todos os livros fossem escritos. Apesar do tempo, a Palavra de Deus continua atual.

Deus é o verdadeiro autor da Bíblia. Através dele, mais de 40 homens foram inspirados a redigirem os textos sagrados (2 Pedro 1:20-21 e 2 Timóteo 3:16-17).

A Bíblia é a palavra viva (Mateus 4:4). Neste artigo listamos 20 curiosidades que tornam a Bíblia tão interessante e essencial para nossa vida.

1. Por que o nome da Bíblia é Bíblia?

O nome Bíblia remete a cidade do Líbano chamada Biblos, atual Jbeil. A cidade era conhecida por produzir papiros - ou rolos - para a escrita. A influência da cidade foi tamanha que a palavra 'bíblia' significa 'livros' em grego.

2. A Bíblia foi o primeiro livro impresso do mundo!

Na antiguidade, os livros eram escritos e copiados a mão. Foi em 1439 na Alemanha, através de Johannes Gutenberg que foi impresso o primeiro livro no mundo: a Bíblia!

3. A Bíblia é o livro mais vendido e traduzido da história!

As Escrituras Sagradas já foram traduzidas em aproximadamente 3000 línguas e dialetos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de cópias tenham sido vendidas no mundo, um verdadeiro best seller!

4. Em cada país há uma Sociedade Bíblica

O sucesso da divulgação da Bíblia - e traduções -se dão pelo fato de cada país ter uma Sociedade Bíblia. Esta organização é responsável pelas traduções nos idiomas locais e na distribuição dos exemplares.

5. A Bíblia não era dividida em capítulos e versículos

O sistema de divisão dos textos em capítulos e versículos se deu séculos depois da primeira versão da Bíblia. Em 1227 o Inglês Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos.

Cerca de 300 anos depois, Robert Stephanus organizou a Bíblia em versículos unificando com sistema de capítulos. A primeira versão da Bíblia Vulgata em francês com o sistema 'capítulo e versículo' foi publicada em 1553.

6. A Bíblia em português só surgiu no século XVIII

A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748, aproximadamente 300 depois da primeira versão impressa por Gutemberg. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

7. A Bíblia foi originalmente escrita em 3 idiomas

A Bíblia, inicialmente, foi composta em três idiomas: o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e o Novo Testamento escrito em grego com alguns textos em aramaico.

8. O Livro de Gênesis não é o livro mais antigo da Bíblia

Segundo estudiosos, o livro mais antigo da Bíblia é o Livro de Jó. Vale lembrar que a Bíblia não está organizada em ordem cronológica mas respeitando uma narrativa e estilos literários.

9. O Livro de Mateus não foi o primeiro livro escrito do Novo Testamento

Na verdade o primeiro livro escrito do Novo Testamento foi o Livro de Tiago, entre 45 e 48 d.C. Assim como no Antigo Testamento, os livros estão organizados seguindo uma ordem narrativa e não uma ordem cronológica.

10. Qual é o maior versículo da Bíblia?

O maior versículo da Bíblia se encontra em Ester 8:9.

11. Qual o menor versículo da Bíblia?

O menos versículo da Bíblia se encontra em Êxodo 20:13 e tem apenas 10 letras; "Não matarás".

12. Qual o maior capítulo da Bíblia?

O maior capítulo o da Bíblia é Salmos 119, que possui 176 versículos.

13. Qual o menor capítulo da Bíblia?

Já o menor capítulo também encontra-se em Salmos. O Salmo 117 conta com apenas 2 versículos.

14. Qual maior livro da Bíblia?

Sim, o maior livro da Bíblia é o Livro de Salmos com 150 capítulos.

15. Qual o menor livro da Bíblia?

A segunda Epístola de João é o menor livro da Bíblia, possui apenas 13 versículos.

16. Livros de um capitulo só

Na Bíblia há alguns livros que tem apenas um capítulo, são eles: Obadias, Filemom, 2ª João, 3ª João e Judas.

17. Não temais!

O termo “Não temais” aparece na Bíblia 366 vezes. Uma para cada dia do ano e ainda uma sobra para o ano bissexto.

18. A Bíblia não relata todos o milagres realizados por Jesus

Nos Evangelhos estão registrados 35 milagres realizados por Jesus, mas o próprio Apóstolo João em João 20:30, reitera que Cristo realizou ainda mais milagres e maravilhas.

19. Período Interbíblico: 400 anos de silêncio

Período Interbíblico é o espaço de tempo - entre o Antigo e o Novo Testamento - que marca o silêncio profético de Malaquias até a pregação de João Batista. Levou-se 400 anos até que João Batista fosse levantado para profetizar a chegada do Messias.

20. Dia da Bíblia

O Dia da Bíblia foi criado em 1549 na Grã-Bretanha. Celebrado no segundo domingo do mês de dezembro, o Dia da Bíblia entrou oficialmente no calendário brasileiro em 2001.