JURA EM PROSA E VERSO

CRENDICES, SIMPATIAS, SUPERSTIÇÕES

CRENDICES (Definições e conselhos)

 

Segundo o dicionário Aurélio, o significado da palavra crendice:

Superstição = Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes;

Crendice = Crença popular, absurda e ridícula.

Essas pinceladas negras com que o Aurélio pinta a crendice, não significa que ter uma superstição seja realmente desastroso. Absolutamente. Existe latente em todos nós um impulso para a superstição que herdamos de nosso passado. A menos que satisfaçamos, às vezes, esse impulso, ele poderá perturbar-nos provocando sensações de insegurança ou de dúvida. Por exemplo - não é absolutamente tolice pensar que uma cor predileta nas paredes da sala, na qual trabalhamos, nos possa proporcionar mais prazer; pela sua influência em nosso subconsciente, pode auxiliar-nos a relaxar os nervos, fazendo-nos sentir mais fortes e seguros.

Qualquer superstição que possamos ter para aumentar nossa confiança em momentos de crise, é inofensiva, podendo nos ser bastante útil.

No folclore brasileiro existem milhares de crendices, ou melhor dizendo simpatias, para todos os males que nos afligem. Usadas para afastar males ou conseguir um determinado bem, as simpatias, amuletos, patuás e benzeduras são rituais realizados através do auxilio de rezas, sinais cabalísticos, espirituais e elementos da natureza. Mas a SABEDORIA POPULAR ensina: sem o fio condutor da fé, nada funciona.

Conselhos: Ao fazer uma simpatia, amuleto, patuá ou uma benzedura, além da fé você deve:

Só utilizar material novo.

Nunca substituir um material por outro.

Usar somente o que a receita pede.

Durante e depois do trabalho, fazer uma prece de

sua fé.

Ao fazer o trabalho, mantenha o pensamento firme

no que você realmente deseja.

Nunca faça uma simpatia desejando o mal a alguém, pois um pensamento negativo atrai para si essa vibração ruim. E, sempre que tiver o seu desejo realizado, lembre-se de agradecer, dessa maneira, um universo de boas energias passará a conspirar por você.