JURA EM PROSA E VERSO

BIOGRAFIA DE PESSOAS FAMOSAS

Pablo Ruiz Picasso

(Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, França, 8 de abril de 1973) foi um dos mestres reconhecidos da Arte no século XX.

É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo todo tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas mas também fez esculturas, cerâmica, usou todos os tipos dos materiais. Nasceu na Andaluzia e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispín Crispiniano de la Santísima Trinidad Ruiz Picasso, filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco, professor de desenho.

Na maioria das cidades espanholas, a praça de touros é o centro de entretenimento popular, por isso a tourada desempenhou um papel importante na vida de Picasso. Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. A sua primeira obra preservada, era um óleo sobre madeira, pintada com a idade de oito anos, é chamada O Toureiro. Picasso conservou este trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante, A morte da mulher destacada e futil. Picasso está feliz, zangado e rebelde. Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher.

Don José, seu pai costumava pintar os pombos que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa. Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros. Dos dez aos treze anos viveu na cidade galega da Corunha, onde o pai lecionava no Instituto Eusébio da Guarda. A família tranferiu-se novamente, desta vez a Barcelona e aos 15 anos Picasso já tinha o seu próprio ateliê. Após um início de estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.