JURA EM PROSA E VERSO

BIOGRAFIAS DE PESSOAS FAMOSAS

CARLOS ALBERTO SARDENBERG

Quem é Sardenberg ?

Biografia

CARLOS ALBERTO SARDENBERG, jornalista, é âncora do programa CBN Brasil, veiculado de segunda a sexta, das 12 às 14 hs, pela CBN, rede nacional de radiojornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN e da TV Terra. Escreve uma coluna em O Estado de S.Paulo, às segundas-feiras, página 2 do caderno de Economia. Escreve também coluna semanal em O Globo, página 7, às quintas-feitas.

Mantém o site http://www.sardenberg.com.br/, com informações e comentários econômicos. Foi comentarista econômico da TV Cultura e apresentador do telejornal da Gazeta Mercantil até dezembro.

Em 35 anos de jornalismo, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.

Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior.

De 1985 a 87, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad) - ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

De 1987 a 88, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.

Outras atividades principais que exerceu:

Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil;

Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo;

Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.

Publicou dois livros:

"Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado", editora Companhia das Letras, 1987, uma reportagem sobre a criação, preparação e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil. O livro esteve na lista dos dez mais vendidos na revista Veja.

"Jogo Aberto"- Brasiliense, 1989, reportagens e entrevistas sobre o Plano Bresser.